Live Chat Software by Kayako
Base de Conhecimento
Relatórios
Postado por on 18/Dec 10:40

Relatórios

Classificação: Classificado / Público
Proprietário: Rafael Vital
Usuários: Público em geral
Versão: 0.1 (Criada em 18/12/2017)
Alterado último por: Rafael Vital

1 - Sumário

O ProApps IM/2-FA (Two-factor Authentication System) é uma solução robusta de implementação de autenticação forte fundada no mínimo em 2 fatores de autenticação. A solução é composta dos seguintes componentes:

  • SAE: é o motor de autenticação forte (strong authentication engine), que implementa toda a lógica do processo de autenticação baseada em múltiplos fatores. É composta de um sistema de gestão de identidade mínimo para sustentar a base de informação inerente a autenticação do usuário; é o gerador lógico das senhas e hashs OTP.
  • GUI: interface gráfica com o usuário que permite administração geral da solução.
  • Action Provider: WebService de automação de operações de CRUD (Criação, Leitura, Atualização e Remoção, do acrônimo em inglês) padrão RESTful JSON; adequado para realizar todas as operações de preparação e solicitação de segundo fator de autenticação; é a interface que permite o disparo remoto do processo de autenticação forte; permite interoperabilidade da solução com produtos legados e de terceiros.
  • 2-FA Delivery: é a interface que realiza a entrega de fato do segundo fator de autenticação; tipicamente é composto de um agente de envio de mensagens SMS por celular, smartphones iPhone, Android ou tablets iPad e Android; pode em casos especiais ser senhas sequenciais não reutilizáveis impressas em papel ou cartão.

O ProApps 2-FA (Two-factor Authentication System) implementa padrões de fato da indústria, com destaque a: RFC-4226; RFC-6238; RFC-2104; OPIE; FIPS-180/4; padrão formal 2-FA OTP Time Based e Event Based.

Para facilitar o entendimento do documento na imagem abaixo o menu é apresentado conforme na aplicação.

2 - Relatórios

O objetivo deste submenu é apresentar, como o próprio nome já diz, relatórios contendo os logs referentes a requisição de SMS, autenticação de usuário, dentre outros que serão explicados no decorrer do documento. 

2.1 - Request 2FA SMS

Nesta página será apresentada uma tabela com os logs referentes aos pedidos de token 2FA via SMS.

2.2 - Request 2FA Voice

Nesta página será apresentada uma tabela com os logs referentes aos pedidos de 2FA via Voice. Porém, como já foi adiantado na explicação do submenu “Configuração Avançada”, atualmente o serviço voz se encontra desabilitado.

2.3 - Test 2FA

Nesta página o administrador irá visualizar as tentativas de validação por parte do usuário utilizando o token (2FA) gerando, desta forma, logs de sucesso ou falha deste processo. 

2.4 - Autenticação (1FA)

Neste submenu será apresentado uma tabela similar a que pode ser vista abaixo contendo os logs das tentativas de autenticação(1FA). O conteúdo apresenta a data da tentativa, o usuário, o IP, o login e se a tentativa foi bem sucedida ou se houve falha.

2.5 - Estatísticas

Neste submenu o usuário verá um resumo de todos os outros submenus descritos acima. Apesar de não conter informações completas como data e ip, aqui o usuário encontrará informações quantitativas a respeito dos últimos seis meses. 

2.6 - Audit GUI

Neste submenu os usuário conseguirão visualizar os logs das ações realizadas na interface gráfica do ProApps. 

2.6.1 - Auth Sys & Auth Claim access

Neste submenu de “Audit GUI” o usuário será capaz de visualizar os logs das ações tomadas na aba “Auth Sys & Auth Claim”, como pode ser visualizado na imagem abaixo.

(0 votos)
Este artigo foi útil
Este artigo não foi útil

Comentários (0)
Postar um novo comentário
 
 
Nome completo:
Email:
Comentários:
Help Desk Software by Kayako suporte.freebsdbrasil.com.br:443/index.php?