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Carteiras & Usuários
Postado por on 18/Dec 10:49

Carteiras & Usuários

Classificação: Classificado / Público
Proprietário: Rafael Vital
Usuários: Público em geral
Versão: 0.1 (Criada em 18/12/2017)
Alterado último por: Rafael Vital & Ricardo Sette

1 - Sumário

O ProApps IM/2-FA (Two-factor Authentication System) é uma solução robusta de implementação de autenticação forte fundada no mínimo em 2 fatores de autenticação. A solução é composta dos seguintes componentes:

  • SAE: é o motor de autenticação forte (strong authentication engine), que implementa toda a lógica do processo de autenticação baseada em múltiplos fatores. É composta de um sistema de gestão de identidade mínimo para sustentar a base de informação inerente a autenticação do usuário; é o gerador lógico das senhas e hashs OTP.
  • GUI: interface gráfica com o usuário que permite administração geral da solução.
  • Action Provider: WebService de automação de operações de CRUD (Criação, Leitura, Atualização e Remoção, do acrônimo em inglês) padrão RESTful JSON; adequado para realizar todas as operações de preparação e solicitação de segundo fator de autenticação; é a interface que permite o disparo remoto do processo de autenticação forte; permite interoperabilidade da solução com produtos legados e de terceiros.
  • 2-FA Delivery: é a interface que realiza a entrega de fato do segundo fator de autenticação; tipicamente é composto de um agente de envio de mensagens SMS por celular, smartphones iPhone, Android ou tablets iPad e Android; pode em casos especiais ser senhas sequenciais não reutilizáveis impressas em papel ou cartão.

O ProApps 2-FA (Two-factor Authentication System) implementa padrões de fato da indústria, com destaque a: RFC-4226; RFC-6238; RFC-2104; OPIE; FIPS-180/4; padrão formal 2-FA OTP Time Based e Event Based.

Para facilitar o entendimento do documento na imagem abaixo o menu é apresentado conforme na aplicação.

2 - Carteiras & Usuários

Neste último submenu da aba IM os usuários serão capazes de criar, atualizar e excluir usuários passando dados pessoais como, por exemplo: nome, endereço, telefone, documentos, tipo de pessoa, dentre outros que serão visualizados e explicados a seguir. Outra possibilidade apresentada neste submenu é a de criar uma carteira e adicionar clientes as mesmas, contribuindo para uma melhor organização das informações.

Na imagem abaixo é possível visualizar a tela inicial que será apresentada quando o usuário acessar a página. A seguir os campos serão divididos para melhor compreensão.

2.1 - Carteiras

Para que uma carteira seja incluída o usuário irá clicar sobre “Carteiras” na página inicial. Ao clicar será aberta a possibilidade de “Adicionar Carteira” como pode ser visualizado na imagem abaixo.

Ao selecionar a opção “Adicionar Carteira” será gerada uma guia nomeada “Carteiras”, conforme imagem abaixo. Nesta guia será possível definir um “Código” para a carteira, um nome no campo “Carteira” e por fim, incluir uma descrição no campo de mesmo nome.

2.2 - Usuários

Para que um usuário seja incluído clicar sobre “Usuários” na página inicial. Ao clicar será aberta a possibilidade de “Adicionar Usuário” como pode ser visualizado na imagem abaixo.

Ao selecionar a opção “Adicionar Usuário” será gerada uma guia nomeada “Usuário”. Como pode ser visualizado na imagem abaixo os campos são todos relacionados a informações pessoais do usuário. Dois campos serão explicados com mais detalhes para que haja melhor compreensão da função de cada um. 

O campo “Status” visualizado na figura acima apresenta três possibilidades de escolhas: Habilitado, Bloqueado, Bloqueado Aguardando 2FA. Quando a opção escolhida for “Habilitado” o usuário cadastrado será capaz de realizar login, já se a opção escolhida for “Bloqueado” o usuário não conseguirá realizar login. A última opção “Bloqueado Aguardando 2FA” o usuário poderá realizar o login desde que o mesmo tenha o token.

O outro campo que será explicado é como associar um usuário a uma carteira. Como pode ser visualizado na imagem abaixo no campo “Carteira” há uma carteira cadastrada e para associar um usuário a está carteira basta clicar sobre a carteira e ao terminar o preenchimento das informações é necessário clicar em “Salvar” na parte superior a direita da tela.

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